quinta-feira, 16 de junho de 2011

O "Meu" mundo de Sofia

"Estranha é a nossa situação aqui na Terra. Cada um de nós vem para uma visita curta, sem saber por que, ainda assim parece que por um propósito divino. Do ponto de vista da vida diária, contudo, há uma coisa que sabemos: que estamos aqui para o bem dos outros... pelas incontáveis almas desconhecidas com cujos destinos estamos atrelados por um laço de simpatia." Albert Einstein

Você pode me afirmar quem é você?

Durante minha vida percebi que todas as coisas mudam e nós mudamos com elas.  
Sendo assim não existe um eu absoluto. 
Novamente Citando a Trilogia Matrix (Sim, é um dos meus filmes favoritos e ele com certeza aparecera muito nos meus comentários.) "Neo " ao consultar a Oráculo recebe a  resposta que ele não é o Escolhido (The One). Porém ele se "transforma" no  Escolhido (The One) durante o processo de sua vida. Assim como nos "transformamos" durante nossas vidas.

NEO E SÓCRATES

  • Neo, por ser um hacker, era confiado por muitos, como Morfeu, que apostava tudo nele, no sucesso de Neo, e por saber que Anderson faria algo contra as máquinas da Matrix.
  • Podemos afirmar que Neo tinha a mesma força que a Matrix. Quando a natureza da Matrix é revelada a Neo, ele se torna parte da resistência humana e revela-se o Escolhido ('The One'). A trilogia do filme Matrix explora suas aptidões como o Escolhido (The One) para manipular à sua vontade a realidade simulada pelo computador, e sua missão messiânica como o salvador da humanidade.
  • Sócrates é considerado o Patrono da Filosofia, porque nunca ficará satisfeito com as opiniões dadas. Neo é igual nesse conceito com Sócrates.
  • Tais como, Neo, os gregos sabiam o que era a coragem. Porque? Pois Neo foi o único capaz de enfrentar a Matrix, frente à frente, como nenhum outro.
  • Neo era considerado semelhante Ã  Sócrates na forma de questionar e investigar o "interior" das coisas. Ambos desconfiam das aparências, e também, afirmavam que seus pensamentos eram os corretos.

"Sofia e eu" 

Alguns anos atrás conheci Sofia Amundsen.
A partir daquele momento comecei a conhecer a duvida que existe dentro de cada um de nós, que a busca pelo auto-conhecimento é talvez o maior desafio da humanidade.

"Quem és tu?", "De onde vem o mundo?", "Haverá uma vontade e um sentido por detrás daquilo que acontece?", estas são algumas das perguntas colocadas a Sofia durante aquilo que irá ser um verdadeiro "curso de filosofia". Este curso foi oferecido a Sofia por uma pessoa que ela não conhecia mas que acabou por se tornar rapidamente num grande amigo. Através dele, Sofia viaja até 600 a.c., onde encontra os primeiros filósofos, e a partir daí segue o rumo da história dos homens e o evoluir da mentalidade e do pensar filosófico. É por meio do seu professor de filosofia que Sofia conhece Sócrates, Aristóteles, Descartes, Spinoza, Kant, Hegel, Marx, Freud, entre muitos outros.


O mundo de Sofia 

[mundo-de-sofia.jpg]


O mundo de Sofia - Sofies verden - Filme

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7DT1Of6K4nI2MFag7A5Id7-UbSsnyASriX4Uspvei4_ZxVQUUSbDjZful0N_MaOida8KBgNuzxKwjH5u9J_gqVe_qrXmcyuBhMlrBQ9Xpe31tQkcdx0H9tARXoN-MLLjjaKVM-YRM0Sk/s1600/o_mundo_de_sofia.jpg

4 comentários:

  1. Eu tenho esse livro, só que nunca li. Fiquei curioso agora.

    ResponderExcluir
  2. Meu professor de filosofia do 3°ano citava demais esse livro, deve ser bom.

    ResponderExcluir
  3. Me arrependo fortemente de não ter lido esse livro quando tive a oportunidade.

    Also, cuidado com esse links ai.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que tinha filme... Acho que não deve ser tão bom, visto que, por mais que o roteiro seja legalzinho, o foco do livro é a história da filosofia.

    ResponderExcluir